terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Fonoaudiologo é....

O fonoaudiólogo é um profissional da área da saúde que atua em promoção, diagnóstico, orientação e tratamento da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração. Atende desde o recém-nascido até a terceira idade. 

Tem atuação nas áreas da saúde (consultórios, clínicas, ambulatórios, hospitais, maternidades, asilos, home care), educação (orientação a pais e professores, triagem de alunos e prestação de consultoria a equipes pedagógicas), meios de comunicação e artes (aperfeiçoamento dos padrões da fala, voz e expressão nas diferentes modalidades de comunicação), justiça (realização de perícias técnicas e assessoria em casos de ações cíveis e criminosas relacionadas à fonoaudiologia.), empresarial (desenvolvimento de projetos de comunicação oral e escrita nas instituições), estética (desenvolvimento dos padrões da voz, da fala e da face) e ocupacional (prevenção e conservação da audição em ambientes insalubres, minimizando os riscos ambientais à saúde).

 Enfim assim como todo profissional da saúde ele exerce papel importante na sociedade, mesmo com todas as dificuldades; pois sua função é buscar melhorar a qualidade de vida dos seres humanos.

Sabe-se que nas últimas décadas observou-se que um grande número de cursos de graduação em fonoaudiologia tem crescido e são lançados no mercado de trabalho muitas vezes nem sempre encontram espaço para atuação.


 Existem várias dificuldades que esse profissionais podem encontrar ao iniciar suas atividades profissionais, os embates enfrentados, como a inserção no mercado de trabalho, a área de atuação qual especialização deve seguir, os desafios dos primeiros períodos de profissionalização..

Enfim lidam com as expectativas da sociedade frente ás suas próprias expectativas.

Tal fato tem gerado problemas de ordem sócio e econômica,apontando para o fato de que a situação profissional do fonoaudiólogo no Brasil vem sendo caracterizada no mercado de trabalho;bem como a precariedade dos vínculos trabalhista.

O perfil do fonoaudiólogo tem por característica o resultado de um processo de formação acadêmica e por outro lado,a entrada para processo de integração em sua prática profissional.O processo de formação acadêmica,as diversas áreas da sua formação(especialidades)vem assumido maior importância nos últimos anos,principalmente em função de várias alterações que as proposta curriculares buscam trazer aos cursos de graduação.

Atualmente para a sociedade a imagem que ela tem do fonoaudiólogo é a de quem trabalha, principalmente, com fala e audição, visando melhorar a comunicação, a qualidade de vida e o relacionamento social do indivíduo. Embora esta visão esteja correta, ainda é restrita em relação a tudo o que um fonoaudiólogo pode realizar dentro de sua profissão e o que pode possibilitar à população em termos de promoção e prevenção de saúde.


Assim, os fonoaudiólogos precisam divulgar e orientar mais sobre sua profissão, utilizando - como classe profissional - os meios de comunicação para atingir toda população e, de forma mais direta, esclarecer seus atendimentos aos pacientes e seus respectivos acompanhantes por meio de uma comunicação acessível (folhetos informativos, painéis, palestras de dinâmicas de sala de espera, etc.) a todas as classes socioeconômicas.


 Uma forma de divulgação e orientação interessante de ser realizada é aproveitar datas específicas da Fonoaudiologia (Dia da Voz, Dia da Gagueira, Dia do Fonoaudiólogo, Dia Internacional de Conscientização do Ruído, Dia da Dislexia, entre outros) para promover campanhas nacionais divulgando estas áreas, o trabalho de sua área profissional, além de executar ações de promoção e prevenção de Saúde em todo e qualquer local em que atue, aproveitando os espaços (que não só o terapêutico) sempre que possível.

É necessário que o acadêmico e ou profissional desenvolva uma visão crítica sobre a realidade a fim de maximizar suas habilidades técnico-científicas, sempre levando em conta os preceitos éticos e morais inerentes à nossa sociedade.

Prazer em trabalhar com outras pessoas e auxiliá-las a superar limitações diversas são características dos bons profissionais de Fonoaudiologia.

Trabalho com a comunicação humana, saúde e educação definem o fonoaudiólogo.
Desta forma, o conhecimento da população sobre Fonoaudiologia poderá ser ampliado e, consequentemente, a sua valorização como profissão de saúde que atua na qualidade de vida das pessoas e na promoção da saúde.


Texto extraido sites net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário