quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA SÍNDROME DA APNÉIA DO SONO.

-Definição : Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono a síndrome da apneia do sono se define , como a cessação completa do fluxo aéreo pelas vias aéreas superiores (VAS), Com duração mínima de dez segundos durante o sono.

AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS CLINICAS DA SINDROME DA APNÉIA DO SONO

-Sonolência diurna excessiva hipersonolência;
Roncos noturnos- podendo ultrapassar a mais de 60 decibéis ;
Obesidade ;
Refluxo gastroesofágico ;
Fadiga diurna excessiva ;

-Sono não reparador-sensação de cansaço ao despertar ;
Despertares freqüentes durante a noite;
Perda progressiva da memória e dificuldade de concentração ;
Sudorese noturna ;
Diminuição da líbido ;
Cefaléia matutina ;
Etc.

COMO É DIAGNÓSTICADA ?

Para o diagnóstico é necessário uma avaliação clínica, e a realização de um exame quantitativo específico, a polissonografia (PSG), que consiste no monitoramento de parâmetros fisiológicos durante o sono para que seja diagnosticada a gravidade, o tipo de apnéia presente, bem como alterações cardíacas, respiratórias e cerebrais. O histórico de ronco alto com hipersonolência diurna, associado ao excesso de peso, são algumas das principais justificativas para solicitação de um estudo polissonográfico, cuja acurácia e interpretação é de responsabilidade médica.

FORMAS DE TRATAMENTO:

O TRATAMENTO CLÍNICO da SAHOS pode ser dividido em medidas comportamentais como redução de peso, evitar uso de álcool e sedativos, alterar a posição do corpo durante o sono evitando decúbito dorsal, entre outras; uso de aparelhos intra-orais que reposicionam a língua e a mandíbula anteriormente evitando o colapso entre a base da língua e as paredes da faringe; uso de CPAP (Continuous Positive Airway Pressure), aparelho que mantém a pressão positiva contínua na faringe, evitando seu colapso.

O TRATAMENTO CIRÚRGICO na SAHOS compreende procedimentos que, direta ou indiretamente, buscam aumentar o tamanho das vias aéreas superiores, pela modificação dos tecidos moles da faringe (amígdalas palatinas e linguais, palato mole, base da língua e epiglote) ou da modificação do esqueleto craniofacial (maxila, mandíbula, hióide) .O tratamento cirúrgico tem prognóstico reservado para pacientes que apresentam grau moderado ou grave de apnéia obstrutiva do sono, índice de massa corporal elevado e retrognatia.

INTERDISCIPLINARIDADE
São vários os profissionais que trabalham com essa sindrome entre eles destacam-se:
Cardiologista;Neurologistas;Fonoaudiologos;odontologia;Otorrinolaringologista entre outros....

O CARDIOLOGISTA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO : Para o cardiologista tratamento da síndrome da apnéia obstrutiva do sono é o uso de pressão positiva contínua (CPAP) administrado durante à noite por máscara nasal . O CPAP previne o fechamento e estreitamento das vias aéreas durante o sono. A pressão ideal pode ser estimada pelo uso da polissonografia, através da redução do índice de apnéia-hipopnéia.


O FONOAUDIÓLOGO NO TRATAMENTO DO SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO : O Fonoaudiólogo consiste em adequar aspectos anátomo-morfológicos e anátomo-funcionais dos órgãos fonoarticulatórios, que nessa doença, apresentam-se com tensão diminuída (flácidos) . Observa-se relação entre respiração oral ou oronasal e apnéia do sono , visto que uma respiração inadequada pode gerar fraqueza da musculatura orofaríngea ; nestes casos, o tratamento fonoaudiológico miofuncional vem auxiliar no tratamento da síndrome da apnéia obstrutiva do sono.

A ODONTOLOGIA NO TRATAMENTO DA SINDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO : A odontologia, trata a apnéia do sono com dispositivos intra-orais promovem estabilização do queixo, língua e palato mole, resultando na abertura do espaço faríngeo e podem ser uma opção no tratamento da síndrome da apnéia do sono, principalmente nos casos leves a moderados.

O cirurgião-dentista deverá estar apto para solucionar prontamente as possíveis intercorrências clínicas (irritação da mucosa bucal e lingual, dificuldade de retenção do aparelho na cavidade bucal durante o sono, fratura de restaurações, e desconforto dental) e efeitos colaterais.

O OTORRINOLARINGOLOGISTA NO TRATAMENTO DA SINDROME DA APNÉIA DO SONO : Otorrinolaringologista entra com o tratamento cirúrgico da síndrome da apnéia do sono, incluindo a uvulopalatofaringoplastia, glossectomia a laser, osteotomia mandibular inferior, entre outras 74, tem eficácia inferior ao CPAP. A traqueostomia é efetiva e pode ser indicada nos casos graves, porém é pouco utilizada na prática em função dos inconvenientes impostos ao paciente.

CONSIDERAÇÕES
Vale ressaltar o papel do fonoaudiólogo que inserido nessa equipe devera buscar a melhor forma de tratamento para que o individuo portador SAOS obtenha melhor resultado. As ações e conduta estão relacionadas aos sinais e sintomas dentro deste contexto se faz necessário um trabalho de equipe multidisciplinar entre eles estão médico pediatra, neurologista, cardiologista, fonoaudiólogos e outros.; pois este profissionais estão preparado pelo fato de conhecerem a normalidade e suas possíveis alterações,sabendo distinguir quando deve ou não intervir,ou apenas dar orientações.

REFERÊNCIAS
GODOLFIM, L.R. Ronco e Apnéia do Sono. Publicado em 01/01/2001. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3030>. Acesso em: 09 de agosto de 2012.

BOMFIM, M. A. G. Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono. Publicado em 05/03/2003. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3048> Acesso em: 06 set. de 2012.

FONTE: Esse texto é um pequeno resumo do trabalho intergrador(Para apresentação em slide) realizado na Uninovafapi em Teresina-Pi Sendo Estudo de Revisão Bibliografica feito pelas alunas do 4ª Periodo.

TEMA: APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

ALUNAS:TÂNIA DIAS e NÁDJA SOUSA

ORIENTADORA:Profa. Ms. Fga. MÉSSIA PÁDUA ALMEIDA BANDEIRA

TITULO : A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA SÍNDROME DA APNÉIA DO SONO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário