1- Comportamentos agressivos físicos: como bater, chutar ou morder;
2- Comportamento não agressivo, como andar de um lado para outro ou ficar mexendo em objetos;
3- Agitação verbal, como praguejar ou gritar;
4- Agitação verbal não agressiva, como a constante repetição de frases e perguntas.
Estes problemas de comportamento ocorrem em decorrência de uma discordância entre as necessidades das pessoas que sofrem de demência e a incapacidade do ambiente de conseguir satisfazê, ou seja, este comportamento pode ser um grito de socorro!!!!
Orientações de Como Reagir Durante ou Prevenir Estas Alterações de Comportamento.
-Orientar ao cuidador a se manter calmo, usando voz segura, gentil, prudente, evitarem discutir ou buscarem o motivo da agitação.
-Aproximar se lentamente e de frente no nível dos olhos da pessoa agitada, falando o que será feito, via de regra tem um efeito tranquilizador.
-Distrair o paciente com outros estímulos, de preferência com algo prazeroso e mudar de atividade ou de ambiente.(musica, caminhada, etc)
-Já os sintomas de desorientação, mudança de ambiente, programação de atividades, sistema de alarmes eletrônicos e esquema de seguros de ação quando o paciente desaparece.
-Distúrbios do sono: manterão e regularidade de uma rotina de dormir, não deixando que o paciente se exceda na soneca, combinando com um aumento na atividade física, eliminar ou reduzir os fatores de aborrecimento que podem interromper o sono.
-Orientação para realidade com uso de calendários, sinalizar os cômodos da casa, endereço, relógios, quadro de avisos no quarto do paciente.
-Cuidador deve fornecer as informações sempre de forma continua clara, objetiva e contínua a cada novo contato utilizando comunicação pessoal (contato, olhar) e por meio de objetos: relógios, calendários, quadro de avisos, etc.
Referencias Bibliográfica:
Intervenções nas alterações comportamentais e transtorno de humor na doença de Alzheimer: MELLO.T E RODRIGUES.V: IN Reabilitação Neuropsicológica Abordagem Interdisciplinar e Modelos Conceituais na Prática Clínica Jacqueline Abrisqueta-Gomez.e Colaboradores.2012
Texto Escrito Por: Maisa Cardoso - Terapeuta Ocupacional
Fonte:http://
Imagem:Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário