quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como lidar com as Alterações Comportamentais na Doença de Alzheimer.

Exemplos do Que São Considerados Alterações de Comportamento.

1- Comportamentos agressivos físicos: como bater, chutar ou morder;

2- Comportamento não agressivo, como andar de um lado para outro ou ficar mexendo em objetos;

3- Agitação verbal, como praguejar ou gritar;

4- Agitação verbal não agressiva, como a constante repetição de frases e perguntas.

Estes problemas de comportamento ocorrem em decorrência de uma discordância entre as necessidades das pessoas que sofrem de demência e a incapacidade do ambiente de conseguir satisfazê, ou seja, este comportamento pode ser um grito de socorro!!!!

Orientações de Como Reagir Durante ou Prevenir Estas Alterações de Comportamento.

-Orientar ao cuidador a se manter calmo, usando voz segura, gentil, prudente, evitarem discutir ou buscarem o motivo da agitação.

-Aproximar se lentamente e de frente no nível dos olhos da pessoa agitada, falando o que será feito, via de regra tem um efeito tranquilizador.

-Distrair o paciente com outros estímulos, de preferência com algo prazeroso e mudar de atividade ou de ambiente.(musica, caminhada, etc)

-Já os sintomas de desorientação, mudança de ambiente, programação de atividades, sistema de alarmes eletrônicos e esquema de seguros de ação quando o paciente desaparece.

-Distúrbios do sono: manterão e regularidade de uma rotina de dormir, não deixando que o paciente se exceda na soneca, combinando com um aumento na atividade física, eliminar ou reduzir os fatores de aborrecimento que podem interromper o sono.

-Orientação para realidade com uso de calendários, sinalizar os cômodos da casa, endereço, relógios, quadro de avisos no quarto do paciente.

-Cuidador deve fornecer as informações sempre de forma continua clara, objetiva e contínua a cada novo contato utilizando comunicação pessoal (contato, olhar) e por meio de objetos: relógios, calendários, quadro de avisos, etc.

Referencias Bibliográfica:
Intervenções nas alterações comportamentais e transtorno de humor na doença de Alzheimer: MELLO.T E RODRIGUES.V: IN Reabilitação Neuropsicológica Abordagem Interdisciplinar e Modelos Conceituais na Prática Clínica Jacqueline Abrisqueta-Gomez.e Colaboradores.2012

Texto Escrito Por: Maisa Cardoso - Terapeuta Ocupacional

Fonte:http://terapiaocupacionalbrasilia.blogspot.com.br/

Imagem:Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário