Sob o ponto de vista fonoaudiológico, existem algumas alterações no desenvolvimento infantil que devemos estar atentos para evitar sua progressão ou instalação.
Aos poucos falaremos de algumas delas. Hoje optei em dizer um pouco sobre a gagueira:
Disfemia (gagueira) – alteração da fala.
Tem como característica os bloqueios ou prolongamentos na fala. Suas causas podem ser hereditárias, psicológicas, bilingüismo e atraso no desenvolvimento da linguagem.
A gagueira pode aparecer em crianças de até 3 anos de idade, ainda sendo considerada como parte do desenvolvimento, pois é a fase de franco desenvolvimento da fala, de crescimento do vocabulário, do interesse por novas descobertas e aquisições, gerando ansiedade e consequente alteração do ritmo de fala.
Até os 3 anos de idade é comum a chamada Gagueira Fisiológica.
Nesta idade a criança está em franco desenvolvimento da linguagem com um crescimento vertiginosos do seu vocabulário, mas com a parte motora da fala menos desenvolvida, portanto nem sempre a fala é tão rápida quanto o seu pensamento e sua ânsia em falar.
É preciso estar atento, porém, à outros sinais além da gagueira em si:
* A criança apresenta movimentos assossiados aos períodos de disfluência (feito tique nervoso)?
* Já aparecem sinais de timidez ou retração, a criança evita ter que falar com os outros?
* Houve alguma situação adversa de grande impacto emocional (acidentes, doença com internação, morte de alguém próximo e querido)?
Se alguma das perguntas acima teve um SIM como resposta, é bom já procurar um fonoaudiólogo e/ ou um psicólogo.
Mas se todas as perguntas tiveram NÃO como resposta, pode aguardar mais um tempo.
Não recrimine a criança que está com dificuldades e nem tente falar por ela.
Tenha paciência e dê oportunidade para que ela se entenda com seus pensamentos para falar e isso deve passar.
Caso a gagueira persista após os 3 anos completos ou apareça uma das características mencionadas nas perguntas, procure um fonoaudiólogo e/ou psicólogo.
Entre 3 e 7 anos, a gagueira é considerada primária, porém já é chamada de patológica, pois quando persistente nessa idade, já não faz mais parte do desenvolvimento.
Após os 7 anos, chamamos a gagueira de secundária, também já considerada patológica.
Nesta fase, é bastante perceptível o uso de movimentos de apoio (cacuetes que aparecem junto com os bloqueios), ou palavras de apoio (palavras que são usadas muitas vezes nas frases, mesmo que sem significado coerente com o contexto).
O uso de padrões de idade para classificação é apenas um parâmetro, mas que não deve valer como regra.
Caso note-se que a criança, mesmo com 3 anos de idade, faz uso de movimentos ou palavras de apoio, muda de comportamento evitando falar na presença de outras pessoas, talvez seja interessante uma avaliação fonoaudiológica, mesmo que para orientação aos pais e não terapia direta com a criança.
Fonte:http://
Imagem:Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário