quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fases da Deglutição:Conceito e Ilustração

a) Fase oral preparatória: Consciente e voluntária: Apreensão de alimentos.

b) Fase oral propriamente dita: Consciente e voluntária: Posição do bolo alimentar sobre a língua e termina com sua ejeção para a faringe. Quando o alimento, liquido ou saliva mais o dorso da língua toca os pilares anteriores, desencadeia-se o reflexo da deglutição, acionado pelo IX par craniano, o glossofaríngeo. Esta fase dura menos de um segundo.

c) Fase faríngea: Consciente e in-voluntária. O bolo alimentar desencadeia uma série de reflexos. Há fechamento da nasofaringe pelo palato mole, evitando a passagem do alimento para cavidade nasal, a parede posterior anterioriza-se comprime o alimento contra o dorso da língua impedindo o seu retorno para a cavidade oral. Ocorre o fechamento da glote pala ação da epiglote protegendo a via aérea, a respiração é suspensa temporiamente, no mesmo mo-mento ocorre à suspensão do osso hióide e músculos supra-hioideos e por fim a aber-tura do músculo cricofaríngeo, o qual permite a passagem do bolo alimentar para o esôfago.

d) Fase Esofágica: Inconsciente e involuntária. Transferência do bolo alimentar do esôfago para o estômago por meio de movimentos peristálticos.

Texto:Dra. Maria da Graça Caminha Vidal
Cirurgia de Cabeça e Pescoço / CRM 15.078
Fonte:http://www.brasilclinicas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário