quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Laringe x Anatomia x Função

A laringe (entre a faringe e a traquéia) comunica-se com a cavidade da boca e do nariz através das porções laríngea e oral da faringe.

Embora seja parte das vias aéreas, a laringe normalmente atua como uma válvula para evitar que o alimento deglutido e corpos estranhos entrem nas vias respiratórias inferiores.

Está localizada na porção anterior do pescoço.

Em homens adultos, possui cerca de 5 cm de comprimento e está relacionada posteriormente aos corpos das vértebras C3 a C6.

A laringe é mais curta em mulheres e crianças e está situada mais superiormente no pescoço.

Esta diferença da laringe entre os sexos desenvolve-se normalmente na puberdade em homens, quando todas as cartilagens aumentam.

O esqueleto da laringe consiste em nove cartilagens unidas por vários ligamentos e membranas.

Três cartilagens são únicas (tireóidea, cricóide e epiglótica), e são pares (aritenóide, corniculada e cuneiforme).

A cartilagem tireóidea é a maior das cartilagens laríngeas, compõe-se de duas lâminas quadriláteras.

Os dois terços inferiores dessas lâminas são fundidos anteriormente no plano mediano para formar uma projeção subcutânea, denominada proeminência laríngea.

Imediatamente acima da proeminência laríngea, as duas lâminas tireóideas divergem para formar uma incisura tireóidea em forma de V.

A borda posterior de cada lâmina projeta- se para cima como o corno superior e para baixo como corno inferior.

A borda superior da cartilagem tireóidea está fixada ao osso hióide pela membrana tireoióidea.

A face lateral de cada lâmina é marcada por uma linha oblíqua.

Esta fornece fixação para o músculo constritor inferior da faringe e os músculos esternotireóideo e tireoióideo .

Os cornos inferiores da cartilagem articulam-se com a cartilagem cricóide em facetas que permitem que a cartilagem tireóidea se incline ou deslize para a frente ou para trás, de forma semelhante a uma viseira.

A cartilagem cricóide tem forma semelhante a um anel de sinete com o arco voltado para a frente.

A parte posterior (sinete) da cartilagem cricóide é denominada lâmina e a parte anterior é denominada arco.

Embora seja muito menor que a cartilagem tireóidea, a cartilagem cricóide é mais espessa e mais forte.

Sendo a mais inferior das cartilagens da laringe, a cartilagem cricóide forma as partes inferiores das paredes anterior e lateral e a maior parte da parede posterior da laringe.

A cartilagem cricóide está fixada à borda inferior da cartilagem tireóidea pelos ligamentos cricotireóideos e ao primeiro anel traqueal pelo ligamento cricotraqueal.

As cartilagens aritenóideas têm forma semelhante a pirâmides triangulares articulam-se com as partes laterais da borda superior da lâmina da cartilagem cricóide.

Cada cartilagem possui um ápice acima, um processo vocal na frente, e um processo muscular lateralmente.

O ápice está fixado à prega ariepiglótica, o processo vocal ao ligamento vocal, e o processo muscular aos músculos cricoaritenóideos posterior e lateral.

As cartilagens corniculada e cuneiforme são pequenos nódulos cartilaginosos e se situam na parte posterior das pregas ariepiglóticas.

As cartilagens estão fixadas aos ápices das cartilagens aritenóides.

As cartilagens cuneiformes situam-se nas pregas ariepiglóticas e aproximam-se do tubérculo da epiglote quando o ádito da laringe é fechado durante a deglutição.

A cartilagem epiglótica é fina, possui forma semelhante a uma folha ou selim de bicicleta e confere flexibilidade à epiglote. Situada posteriormente à raiz da língua e ao osso hióide e anteriormente ao ádito da laringe, a cartilagem epiglótica forma a parte superior da parede anterior e a borda superior do ádito da laringe.

Sua larga extremidade superior é livre, e sua extremidade inferior afilada fixa-se ao ligamento tireoepiglótico, localizado no ângulo formado pelas lâminas tireóideas.

A face anterior da cartilagem epiglótica está fixada ao osso hióide pelo ligamento hioepiglótico.

A parte inferior da face posterior da cartilagem epiglótica, que se projeta para trás, é denominada tubérculo epiglótico.

Algumas das cartilagens da laringe articulam-se livremente, permitindo que se movimentem durante a produção da voz.

Há dois pares de articulações sinoviais na laringe.

As articulações cricotireóides estão localizadas entre as facetas das superfícies laterais da cartilagem cricóide e s cornos inferiores da cartilagem tireóidea.

Cada articulação possui uma cápsula fibrosa , revestida por uma membrana sinovial.

Os principais movimentos nessas articulações são a rotação e deslizamento da cartilagem tireóidea.

Estes movimentos resultam em alterações no comprimento das pregas vocais. Também afrouxam ou retesam os ligamentos vocais, que passam entre as cartilagens aritenóides e a cartilagem tireóidea.

As articulações cricoaritenóideas estão situadas entre as bases das cartilagens aritenóides e as faces inclinadas superiores das lâminas da cartilagem cricóide.

Tais articulações permitem os seguintes movimentos das cartilagens aritenóides: deslizamento aproximando-se ou afastando-se uma da outra; inclinação para a frente e para trás; e movimento de rotação.

Esses movimentos são importantes na aproximação, retesamento e relaxamento das pregas vocais.

As cartilagens da laringe são unidas por vários ligamentos e membranas.

A membrana tireoióidea é um ligamento extrínseco e conecta a cartilagem tireóidea e o osso hióide, assim suspendendo a laringe.

Ela é separada da face posterior do corpo do osso hióide por uma bolsa. Sua parte mediana, mais espessa, é denominada ligamento tireoióideo mediano, e suas partes laterais espessadas são denominadas ligamentos tireoióideos laterais.

Os ligamentos laterais conectam as extremidades dos cornos superiores da cartilagem tiróidea às extremidades dos cornos maiores do osso hióide.

Cada ligamento contém uma cartilagem tritícea, semelhante a um grão de trigo, que ajuda a fechar o ádito da laringe durante a deglutição.

Os ligamentos cricotireóideo e cricotraqueal conectam a cartilagem cricóide ao arco da cartilagem tireóidea e ao primeiro anel traqueal, respectivamente.

O ligamento cricotireóideo mediano fibroso produz um ponto depressível, abaixo da cartilagem tireóidea.

É neste ponto que a via aérea está mais próxima da pele e é mais acessível.


O ligamento vocal elástico estende-se da junção das lâminas da cartilagem tireóidea, na frente, até o processo vocal da cartilagem aritenóide, atrás.

O ligamento vocal forma o esqueleto da prega vocal e a borda livre do cone elástico, que é uma membrana elástica que se estende para cima a partir da cartilagem cricóide até o ligamento vocal.

A membrana quadrangular é um folheto delgado, submucoso, de tecido conjuntivo que se estende da cartilagem aritenóide até a cartilagem da epiglote.

Sua borda inferior livre constitui o ligamento vestibular, que é recoberto frouxamente por uma prega vestibular de mucosa.

Esta prega fica acima da prega vocal e estende-se da cartilagem tireóidea até a cartilagem aritenóide.

O ligamento cricotireóideo e a membrana quadrangular, embora separados pelo intervalo entre os ligamentos vocal e vestibular, são designados membrana fibroelástica da laringe.

A cavidade da laringe estende-se do ádito da laringe, através do qual se comunica com a porção laríngea da faringe, até o nível da borda inferior da cartilagem cricóide, onde continua com a cavidade da traquéia. O ádito situa-se em um plano quase vertical.

A laringe é dividida em três compartimentos por pregas superior e inferior de túnica mucosa, de cada lado, denominadas pregas vestibulares. Acima das pregas vestibulares, a cavidade é denominada vestíbulo da laringe.

Entre as pregas vestibulares, e as pregas vocais, está o ventrículo da laringe.

Esta é a menor das três cavidades da laringe. Estende-se lateralmente entre as duas pregas como o seio da laringe. De cada seio, um sáculo da laringe segue para cima entre a prega vestibular e a lâmina tireóidea.

O compartimento inferior da laringe, denominado cavidade infraglótica, estende-se das pregas vocais até a borda inferior da cartilagem cricóide, onde é contínua com a cavidade da traquéia.

Cada prega vocal consiste em ligamento vocal, cone elástico, fibras musculares e um revestimento de mucosa.

A rima glótica é a abertura entre as pregas vocais.

O termo glote refere-se às pregas vocais, à rima da glote e à parte estreita da laringe ao nível das pregas vocais.

O formato da rima glótica varia de acordo com a posição das pregas vocais.

Durante a respiração normal é estreita e cuneiforme; durante a respiração forçada, é larga.

As pregas vestibulares estendem-se entre as cartilagens tireóidea e aritenóide.

Consistem em duas pregas espessas de mucosa envolvendo os ligamentos vestibulares.

O espaço entre os ligamentos vestibulares é denominado rima vestibular.

As pregas vestibulares são parte do mecanismo protetor pelo qual a laringe é fechada durante a deglutição para evitar a entrada de alimento e partículas estranhas.

Os músculos da laringe se dividem em músculos extrínsecos e intrínsecos para fins descritivos.

Os músculos extrínsecos movem a laringe como um todo. Os músculos infra- hióideos são depressores do osso hióide e da laringe, enquanto os supra-hióideos e o estilofaríngeo são elevadores do osso hióide e da laringe.

O músculo tireoióideo aproxima o osso hióide e a cartilagem tireóidea, deprimindo o osso e elevando a cartilagem

Os músculos intrínsecos estão relacionados com os movimentos das partes laríngeas, fazendo alterações no comprimento e tensão das pregas vocais e no tamanho e formato da rima glótica na produção da voz.

Todos os músculos intrínsecos da laringe são supridos pelo nervo laríngeo inferior, um ramo do NC X, exceto o músculo cricotireóideo, que é suprido pelo nervo laríngeo externo.

As ações dos músculos da laringe são compreendidas mais facilmente se estes forem considerados como grupos funcionais.

Músculos do ádito da laringe possuem uma ação esfinctérica e fecham o ádito da laringe como um mecanismo protetor durante a deglutição.

A contração dos músculos aritenóideos transverso e oblíquo e dos músculos ariepiglóticos aproxima as pregas ariepiglóticas e traciona as cartilagens aritenóides em direção à epiglote. Estes movimentos ajudam a fechar o ádito.

O músculo tireoepiglótico, que se origina das faces internas das lâminas da cartilagem tireóidea e se insere na borda lateral da cartilagem epiglótica, alarga o ádito da laringe.

Músculos das pregas vocais abrem e fecham a rima glótica, o espaço entre as pregas vocais.

São os músculos: cricoaritenóideos laterais (adutores das pregas vocais),
cricoaritenóideos posteriores (abdutores das pregas vocais),

cricotireóideos triangulares (tensores das pregas vocais) e

tireoaritenóideos (relaxamento das pregas vocais).

Músculo x Origem x Inserção x Inervação x Principal(is) Ação(ões)

Cricotireóideo:

Origem:Parte anterolateral da cartilagem cricóide

Inserção:Borda inferior e corno inferior da cartilagem tireóidea

Inervação:N. laríngeo externo

Principal Ações: Estira e tensiona a prega vocal

*Cricoaritenóideo Posterior:

Origem:Face posterior das lâminas da cartilagem cricóide

Inserção: Processo muscular da cartilagem aritenóide

Inervação: N. laríngeo inferior

Principal Ação: Abduz a prega vocal


*Cricoaritenóideo lateral:

Origem: Arco da cartilagem cricóide

Inserção:Processo muscular da cartilagem aritenóide

Inervação: N. laríngeo inferior

Principal Ação: Abduz a prega vocal


*Tireoaritenóideo

Origem: Face posterior da cartilagem tireóidea

Inserção:Processo muscular do processo aritenóideo

Inervação:N. laríngeo inferior

Principal Ação:Relaxa a prega vocal


*Aritenóideos Transverso e Oblíquo

Origem:Uma cartilagem aritenóidea

Inserção:Cartilagem aritenóidea do lado oposto

Inervação:N. laríngeo inferior

Principal Ações:Fecha o ádito da laringe através da aproximação das cartilagens aritenóideas .

Vocal:
Origem:Ângulo entre lâminas da cartilagem tireóidea

Inserção:Processo vocal da cartilagem aritenóidea

Inserção:N. laríngeo inferior

Principal Ação: Altera a prega vocal durante a fonação

As artérias laríngeas superior e inferior suprem a laringe.

São ramos das artérias tireóidea superior e inferior, respectivamente.

A artéria laríngea superior segue com o ramo interno do nervo laríngeo superior através da membrana tireoióidea, e a seguir, ramifica-se para suprir a face interna da laringe.

A artéria laríngea inferior segue com o nervo laríngeo inferior e supre a mucosa e músculos da face inferior da laringe.

Os nervos laríngeos são derivados do nervo vago (NC X ) através dos ramos interno e externo do nervo laríngeo superior e o nervo laríngeo inferior.

Todos os músculos intrínsecos da laringe, exceto o músculo cricotireóideo, que é inervado pelo nervo laríngeo externo, são supridos pelo nervo laríngeo inferior com fibras provenientes do nervo acessório (NC XI).

A porção supraglótica da mucosa da laringe é suprida pelo nervo laríngeo interno, um ramo do nervo laríngeo superior.

A porção infraglótica da mucosa da laringe é suprida pelo nervo laríngeo inferior.

Os vasos linfáticos acima das pregas vocais acompanham a artéria laríngea superior através da membrana tireoióidea e drenam para os linfonodos cervicais profundos superiores.

Os vasos linfáticos abaixo das pregas vocais drenam para os linfonodos cervicais profundos inferiores (nodos supraclaviculares) através dos linfonodos pré- laríngeos, pré-traqueais e paratraqueais.

Os vasos linfáticos das pregas vocais não se comunicam através do plano mediano, mas os vasos na parede posterior d laringe anastomosam-se na submucosa.

Traquéia:

A traquéia é um largo tubo fibrocartilaginoso, cuja metade superior está no pescoço.

Ela desce anteriormente no esôfago. Assim que ela entra no mediastino superior, inclina-se um pouco para a direita do plano mediano.

A face posterior da traquéia é achatada onde está aplicada ao esôfago. Ela é mantida aberta por uma série de cartilagens traqueais em forma de C.

A parte torácica da traquéia tem 5 a 6 cm de comprimento; ela termina ao nível do ângulo esternal, dividindo-se nos brônquios principais direito e esquerdo.

O arco aórtico está, de início, anterior à traquéia e depois à sua esquerda.

Acima do arco, o tronco arterial braqiocefálico e a artéria carótida comum esquerdos estão, a princípio, anterior e, em seguida, nos lados direito e esquerdo da traquéia, respectivamente.

Estes vasos separam a traquéia da veia braquiocefálica esquerda.

A face posterior da traquéia fica anterior e um pouco à direita do esôfago e do nervo laríngeo inferior esquerdo.

Este nervo envia ramos para o esôfago e para a traquéia.


Fonte:http://www.compuland.com.br/anatomia/respiratorio.htm

Imagem:Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário