TEMA: eficácia da intervenção fonoaudiológica na estética facial para atenuar os sinais de envelhecimento.
PROCEDIMENTOS:
Análise fotográfica e descrição do raciocínio clínico utilizado em três casos clínicos de clientes do sexo feminino, com queixas referentes à estética facial, que se submeteram ao atendimento fonoaudiológico.
Foram realizadas a entrevista inicial, a avaliação das funções estomatognáticas, a avaliação da movimentação dos músculos da mímica expressiva e a documentação fotográfica e em vídeo.
Com base nessa avaliação e na queixa das clientes foram estabelecidas as metas terapêuticas.
Em cada um dos casos foi proposto um raciocínio clínico especifico e individualizado, levando-se em consideração a sinergia muscular e a presença ou ausência de flacidez de pele.
Durante doze sessões, com duração de 50 minutos, foram feitos exercícios musculares funcionais e massagens na face.
As clientes foram orientadas a manter uma rotina diária de procedimentos em casa.
RESULTADOS:
Após o atendimento fonoaudiológico pode-se observar que os sinais de envelhecimento foram atenuados, sendo esse resultado compatível às expectativas das clientes, que expressaram satisfação ao final do atendimento.
CONCLUSÃO:
Constatou-se a eficácia da intervenção fonoaudiológica, por meio da documentação fotográfica, como resultado da aplicação de um raciocínio clínico individualizado, específico da área de motricidade orofacial com enfoque em estética.
Descritores: Fonoterapia; Estética; Rejuvenescimento
Continuação artigo acesse:http://www.scielo.br/
Imagem:Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário