quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Resumo Texto: Análise da Mastigação Em Indivíduos Que Apresentam Mordida Cruzada Unilateral Na Faixa-Etária de 07 a 12 Anos.

O texto de Titulo Análise da Mastigação Em Indivíduos Que Apresentam Mordida Cruzada Unilateral Na Faixa-Etária de 07 a 12 Anos, das autoras Silvana da Gama Pastana; Simone de Menezes Costa; Ana Lúcia de Magalhães Leal Chiappetta; faz relato de indivíduos sexo masculino e feminino que apresentava mordida cruzada unilateral posterior que não tinha passado pela intervenção ortodôntica.

A mastigação por ser a função mais importante sistema estomatognático tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos e tem influência direta no crescimento e desenvolvimento dento facial, ela pode ser unilateral ou bilateral. Sendo o primeiro objeto desse estudo.

Como nome diz mastigação unilateral é aquela cuja mastigação ocorre de forma exclusiva ou predominantemente em um dos lados da cavidade oral, nela o alimento é triturado e pulverizado.

Este tipo de mastigação ocorre estimulo inadequado do crescimento denta facial; maior desenvolvimento da mandíbula do lado do balanceio e maior desenvolvimento da maxila do lado do trabalho.

O objetivo desta pesquisa foi analisar a função de mastigação relacionada à mordida cruzada posterior unilateral, buscando dados que ratifiquem esta unilateralidade, bem com observar possíveis alterações que estejam associadas a essa relação.
Nessa pesquisa foram avaliados 25 indivíduos com idade de sete a doze anos, sendo que nessa pesquisa foram excluídos indivíduos com alterações neurológicas; cognitivas, psicológicas e outros sendo que a avaliação foi realizada com indivíduos com diagnóstico odontológico de mordida cruzada unilateral posterior. Após esse critério foram avaliados dez indivíduos sendo 04 sexos femininos e 06 do sexo masculino, indivíduos este que estavam em processo de avaliação fonoaudilógica e/ou odontológica; sem intervenção ortodôntica.

Para a avaliação foi usado um protocolo adaptado pelo setor de fonoaudiologia da faculdade de odontologia do RJ; e os itens que foi levado em consideração foram os seguintes: corte do alimento, lado da mastigação; ritmo postura labial; escape de alimentos; movimentos de mandíbula, participação exagerada da musculatura perioral; acúmulo de alimento no vestíbulo da boca; posicionamento do bolo alimentar e tamanho do bolo alimentar (no caso foi usado pão francês por favorecer a visualização do método utilizado: mastigação, e também por ser baixo custo, fácil aquisição e boa aceitação). Na realização de tal procedimento todos os indivíduos foram filmados, fotografados e avaliados nos consultórios fonoaudiológicos de cada unidade envolvida na pesquisa; tendo aprovação do comitê de ética em pesquisa do centro de especialização em fonoaudiologia, por ser considerada uma pesquisa sem risco e com necessidade do consentimento livre e esclarecido.

No final dessa pesquisa que tinha como intenção a observação da ocorrência da mastigação unilateral e outras possíveis alterações relacionadas a esta e à mordida cruzada posterior unilateral e ratificar a unilateralidade em sua forma e função obteve confirmação da relação de unilateralidade entre a mastigação e mordida cruzada posterior; e quanto à questão dos itens observados na mastigação (corte do alimento; lado da mastigação; ritmo; postura labial; escape dos alimentos; movimentos de mandíbula; participação exagerada da musculatura perioral; acúmulo de alimento no vestíbulo da boca; posicionamento do bolo alimentar e tamanho do mesmo.);não foram evidenciadas quaisquer outras alterações que poderiam está relacionadas à mordida cruzada posterior unilateral e mastigação unilateral,pois os resultados não teve significados relevantes quanto aos resultados e as alterações encontradas foram consideradas como resultados decorrentes de vários outros fatores.

Autoras: Silvana da Gama Pastana; Simone de Menezes Costa; Ana Lúcia de Magalhães Leal Chiappetta.

Obs:Resumo Feito Estilo Resenha:Tânia Dias Acadêmica Fonoaudiologia 4ª Periodo Uninovafapi Teresina - Piaui

FONTE TEXTO LIDO PARA RESUMO:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000300008

Nenhum comentário:

Postar um comentário