terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Eletromiografia e Seu Uso na Fonoaudiologia..

A Eletromiografia (EMG) é uma ferramenta de diagnóstico instrumental objetiva e completa sobre o funcionamento dos músculos da face e da região cervical. O exame é rápido, indolor e não-invasivo, utilizado no auxilio para o diagnóstico e tratamento dos Transtornos da Motricidade Orofacial. A Eletromiografia avalia principalmente as condições fisiológicas e patológicas dos músculos, fornece informações sobre os princípios que regem a função muscular e pode contribuir com informações importantes para o diagnóstico. Ela tem sido considerada o instrumento mais preciso para avaliar a atividade elétrica dos músculos orofaciais, devido à facilidade em relação a outros parâmetros de mensuração. Caracteriza-se por ser não invasivo livre de desconforto e radiação, rápido, barato e de fácil compreensão pelo paciente. A eletromiografia vem sendo amplamente utilizada durante reabilitação muscular e funcional, na Fonoaudiologia. Tem servido como instrumento quantificador da atividade muscular, auxiliar no diagnóstico e terapêutica dos distúrbios motores orofaciais, como a mastigação e a deglutição, por oferecer a possibilidade de analisar a ação de um grupo muscular ou de um feixe muscular específico.

Na clínica fonoaudiológica, a eletromiografia é considerada um importante auxiliar no entendimento dos padrões de atividade elétrica dos músculos faciais e mastigatórios, contribuindo para um diagnóstico mais objetivo e uma intervenção mais efetiva. Ao contrário de avaliações mais subjetivas dos grupos musculares, tais como a palpação ou inspeção visual, o caráter mais objetivo da eletromiografia pode complementar os dados do diagnóstico, tratamento e até mesmo, prognósticos dos casos na clínica fonoaudiológica. A variabilidade da aplicação da EMGs na Fonoaudiologia pode envolver indivíduos respiradores orais, com paralisia facial, disfunções têmporo-mandibulares, alterações vestibulares, usuários de prótese dentária, dentre outros. Ela permite melhor avaliação das condições iniciais do paciente e a progressão do mesmo em relação aos músculos da expressão facial, deglutição, respiração e mastigação. É também útil na investigação da etiologia da dor em síndromes das articulações têmporo-mandibulares quando se suspeita da existência de um tensionamento muscular inadequado.

A aplicação na Clínica Fonoaudiológica ocorre também no auxilio diagnóstico em Paralisia Facial Periférica, Cirugiados e Queimados de Cabeça e Pescoço; em Mutilados por conseqüência de cirurgias reparadoras em casos de Câncer; nos distúrbios da Deglutição (Disfagias), no diagnóstico em Disfunções de ATM; na estética e aperfeiçoamento dos músculos da face; nos distúrbios de Programação Neuromuscular da Fala (Gagueira); no tratamento pré e pós de Cirurgias Ortognáticas.

Bibliografia
ONCINS, M. C./ FREIRE, R. M. A. de C./ MARCHESAN, I. Q.. Mastigação: análise pela eletromiografia e eletrognatografia. Seu uso na clínica fonoaudiológica. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, 18(2): 155-165, agosto, 2006.

Fonte:www.ib.unicamp.br/labs/Evanisi/eletromio.htm
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/003929.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário