quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Linguagem Escrita

O que é a Linguagem Escrita? É um sistema simbólico de comunicação, que normalmente surge na sequência do desenvolvimento da linguagem oral. A linguagem escrita é constituída de um nível receptivo (leitura) e um nível expressivo (escrita). Como a criança aprende a ler e a escrever? A leitura e a escrita são atividades complexas e se desenvolvem em três estágios: -logográfico: a palavra é tratada como um todo e seu reconhecimento ocorre por meio de pistas contextuais (ex: formato e cor da palavra); - alfabético: com a compreensão de que os sons representam e constituem a linguagem falada, a criança passa a utilizar uma estratégia fonológica em que há uma correspondência som-letra (fonema-grafema) para se ler e escrever; - ortográfico: uso de sequências de letras e de padrões ortográficos que permitem o reconhecimento visual da palavra. Como a criança desenvolve uma leitura competente? Através de um duplo processo que utiliza as rotas fonológica e lexical. Na rota fonológica, a pronúncia da palavra é construída através da aplicação de regras de correspondência grafo-fonêmica (em palavras novas, o aspecto auditivo da palavra é importante). Na rota lexical, o ítem escrito é reconhecido visualmente por sua forma ortográfica (em palavras mais familiares, o aspecto visual da palavra é importante). Quais os domínios que estão envolvidos na Linguagem Escrita? 1) Leitura (linguagem receptiva): a) decodificação do material escrito: . processo fonológico (associação grafema-fonema); . processo visual (reconhecimento de letras, sílabas e palavras). b) compreensão do material lido: . literal (extrair as informações principais, relacionar fatos e ações); . inferencial (analisar criticamente, fazer relações entre diversos textos). 2) Escrita (linguagem expressiva): a) codificação: escrever palavras corretas do ponto de vista ortográfico, utilizar sinais de pontuação; b) discurso: produzir textos coerentes, criativos e com diferentes intenções comunicativas. O que é um Distúrbio de Linguagem Escrita? De uma maneira geral, os distúrbios de linguagem escrita se caracterizam por uma dificuldade na aquisição e/ou no desenvolvimento da linguagem escrita. Os distúrbios de linguagem escrita podem se apresentar de forma mais específica (dislexias) ou geral (distúrbios de leitura e escrita). Quais as causas de um Distúrbio da Linguagem Escrita? A aprendizagem da leitura e da escrita requer um conjunto de diversas habilidades cognitivas em momentos diferentes do processo de aquisição. Caso estes recursos não estejam disponíveis, as habilidades de alfabetização não conseguirão prosseguir dentro do esperado. As dificuldades de linguagem escrita em crianças em idade escolar podem ser decorrentes de: . fatores intrínsecos: genéticos, hereditários, de processamento das informações (auditivo ou visual) e psicoemocionais; . fatores extrínsecos: ambientais, sociais e culturais. Como se manifestam as dificuldades de Linguagem Escrita? Estudos mais recentes consideram a linguagem escrita como parte de um continuum da linguagem oral e, as duas, como parte de um processo geral de linguagem. Portanto, aprender a ler e escrever depende de habilidades adequadas de processamento da fala. As principais dificuldades de Linguagem Escrita estão: Nos processos gerais de linguagem: . habilidades verbais e semânticas deficientes; . falhas no processamento auditivo e na consciência fonológica; . conhecimento limitado do vocabulário; . habilidades de processamento inferencial e integrativo pouco desenvolvidas. Na leitura (recepção): . déficits de decodificação gráfica; . dificuldade de compreensão do conteúdo lido. Na escrita (expressão): . disortografias (problemas ortográficos de diversas naturezas) e disgrafias (dificuldades diversas no traçado das letras); . dificuldades no discurso escrito (textos pobres de conteúdo e de coerência). Como são tratadas as alterações da Linguagem Escrita? O Fonoaudiólogo realiza, inicialmente, uma entrevista com a família (anamnese), a fim de obter todas as informações relevantes sobre a criança ou o adolescente que apresenta dificuldades. Em seguida, é feita uma cuidadosa e detalhada avaliação de Linguagem com o objetivo de identificar potencialidades e deficiências do paciente. Determinado o tipo de tratamento mais eficiente para as necessidades do paciente, dá-se início à Terapia Fonoaudiológica propriamente dita. site:www.fonologica.com Fonte:http://linguagemnafonoaudiologia.blogspot.com.br/2009_09_01_archive.html

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