quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Deglutição Atípica e Adaptada

O que é a deglutição atípica e quais as causas?

A deglutição atípica corresponde à movimentação inadequada da língua e/ou outras estruturas que participam do ato de deglutir (engolir) durante a fase oral, sem que haja nenhuma alteração dentária ou estrutural na cavidade oral.

As causas deste tipo de deglutição poder ser: posturas corporais inadequadas, hipertrofia das amígdalas, fatores alérgicos, características genéticas, dietas inadequadas, persistência da deglutição infantil, etc.


O que é a deglutição adaptada e quais as causas?

A deglutição adaptada corresponde a uma deglutição que ocorre de forma incorreta por consequência de algum outro problema, como má oclusão dentária ou respiração oral.

A língua adapta-se à forma da cavidade oral, tipo facial do indivíduo ou às funções inadequadas existentes.

As causas podem ser: sucção digital, uso de biberão por longos períodos de tempo, uso de chupeta até tarde, má oclusão dentária, respiração oral, atrofia dos cornetos (no nariz), palato duro (céu da boca) estreito e ogival (profundo), mordida cruzada, mordida aberta, alterações no aparelho respiratório, postura corporal alterada, entre outros.

As consequências são variadas, mas as mais visíveis serão, sem dúvida, alterações oclusais.

Colocando aparelho resolverá o problema por algum tempo, uma vez que mais tarde, se a deglutição não for reeducada, voltará tudo ao mesmo.

Qual o tratamento?

A terapia da fala tem como objetivo a reabilitação das funções do sistema estomatognático (respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala), realizando exercícios de motricidade oro-facial, consciencialização, orientação e reeducação.

O trabalho com deglutição atípica/adaptada pode requerer em alguns casos, a participação de uma equipa multidisciplinar para a obtenção de melhores resultados, tais como, médico (atuando nos processos alérgicos), fisioterapeuta (atuando nos problemas posturais), ortodontista (atuando na correção dos desvios do crescimento facial e dos distúrbios oclusais).

Fonte:http://eueaterapiadafala.blogspot.com.br/

Imagem:Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário