quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A FONOAUDIOLOGIA NA TERCEIRA IDADE.

Fonoaudiologia é a profissão da área da saúde que pesquisa, previne, e trata as alterações de audição, voz e funções vitais como sucção, mastigação e deglutição.

O que mais evidencia no processo de envelhecimento são as alterações da comunicação, o que pode levar o idoso a uma vida inativa, isolada, impulsionando-o em direção à deterioração das condições psíquicas e físicas, não só pela redução das atividades físicas e intelectuais que este fato gera, como também pela solidão, ansiedade e deterioração da imagem pessoal; tudo decorrente da incapacidade ou dificuldade de se comunicar.

A origem de muitos distúrbios da voz e da fala encontra-se na desarmonia do nosso sistema neurológico, físico, psicológico e social. A gagueira, a rouquidão, os vícios de pronúncia, os tremores na voz, a rigidez na articulação, a variabilidade da altura, do tom e de timbre, os transtornos na ressonância, alterações na deglutição e etc, podem ser resultados de um funcionamento anormal de um ou de vários dos conjuntos dos sistemas mencionados.

A necessidade de um diagnóstico fonoaudiológico, a fim de que se possa dar o necessário encaminhamento, como também a responsabilidade do fonoaudiólogo de informar e sensibilizar a todos que oferecerão serviços a essa população, evitando assim maiores danos à saúde.

Em suma, a atuação fonoaudiológica está baseada numa abordagem, onde procuramos trabalhar a comunicação dentro de manifestações bio-psico-sociais.

A voz, a fala e o corpo relatam muito de nossa saúde; contendo sinais que não podemos desprezar sendo indicativos de problemas neurológicos, orgânicos, psicológicos e funcionais.

Texto Elaborado Pela Fonoaudióloga Roberta Vieira
Em 29/02/2012.

Fonte:http://www.vilaviver.com.br/mural_de_recados/a_fonoaudiologia_na_terceira_idade

Imagem:Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário