Não Espere para Avaliar
Crianças com a idade de 12 a 18 meses devem ser vistas por profissionais quando seus pais suspeitam de atraso nas habilidades de comunicação. Os pais devem também procurar ajuda se seu filho de qualquer idade não responde a sons. Uma avaliação precoce é importante, para evitar futuros problemas de linguagem.
Há uma diferença entre fala e linguagem. A fala se refere basicamente à forma de articular sons nas palavras. A linguagem significa expressar e receber informações de modo significativo. É compreender e ser compreendido através da comunicação. Uma criança com problemas de linguagem pode estar apto a pronunciar bem as palavras, mas, ser incapaz de colocar mais de duas palavras juntas. Inversamente, a fala de uma outra criança pode ser difícil de ser compreendida, mas ela usa palavras e frases para expressar suas idéias. Problemas com fala e linguagem diferem, mas freqüentemente coincidem.
Fala e Linguagem da criança de zero a doze meses (0 a 12 meses)
A criança de zero a seis meses de idade...
Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa
Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro)
Ri e murmura para pessoas conhecidas
Reage às vozes altas, ou não amigáveis
Volta-se e olha na direção dos novos sons
Balbucia pedindo atenção
Faz vocalizações generalizadas
Observa sua mão
Reage ao seu nome
Com oito meses, a criança...
Acaricia sua própria imagem refletida no espelho
Produz quatro ou mais sons diferentes
Usa freqüentemente as sílabas ba, da, ka
Transfere objetos de uma mão para outra
Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos
Tenta imitar sons
Com dez meses, a criança...
Pode já dizer "mama" e "papa"
Grita para chamar atenção
Vocaliza enquanto manipula objetos
Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira)
Brinca de "esconde-esconde"
Fala uma sílaba ou uma seqüência de sons repetidamente
Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho.
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de zero a 12 meses
Reagindo aos sons que ela faz
Falando com ela enquanto você estiver cuidando dela
Lendo livros coloridos todos os dias
Mantendo sua linguagem simples e concreta
Recitando versinhos e cantando
Mostrando interesse em todos os sons diferentes que ela ouve ( o gelo num copo, a campainha tocando, a chuva caindo)
Ensinando os nomes das coisas do dia a dia e das pessoas familiares
Levando a criança em diferentes lugares
Brincando de jogos simples como "esconde-esconde"
Tocando música para ela
Fala e Linguagem da criança de 12 a 18 meses
A criança de 12 a 18 meses:
Reconhece seu nome.
Entende "não".
Compreende ordens simples.
Imita palavras familiares.
Acena com a mão (adeus)
Fala 2 ou 3 palavras além de "mamãe" e "papai"
Emite "sons" de coisas e animais familiares.
Dá um brinquedo quando lhe pedem.
Dá muitas gargalhadas.
Ouve bem e discrimina vários sons.
Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato - miau
Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais.
Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades (mais, quer, acabou, dá)
Identifica 4 objetos familiares sob nomeação
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 12 a 18 meses:
Lendo livros bem ilustrados e coloridos
Incentivando-a brincar de jogos de imitação.
Usando frases curtas
Reforçando as palavras novas ditas por ela
Fazendo atividades próprias para sua idade
Conversando sobre o que vocês estão fazendo quando estiverem juntos
Fala e Linguagem da criança dos 18 aos 24 meses
A criança de 18 a 24 meses
Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes
Escuta bem e discrimina vários sons
Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos
Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como "mais"
Imita palavras e sons com maior precisão
Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos
Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado
Obedece ordens simples
Imita trabalhos domésticos: esfregar um pano, colocar a mesa
Nomeia 4 objetos rotineiros
Pode cantarolar
Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação
Realiza até 2 ordens simples
Usa o próprio nome
Responde sim e não
Começa a fazer frases simples
Como você pode estimular a linguagem da criança de 18 a 24 meses:
Contando histórias de livros
Falando de modo, simples e claro
Proporcionando experiências para estimular a fala e o desenvolvimento da linguagem: passeios, ida ao "shopping", ao play ou jardim de sua casa, pic nic, tarefas domésticas em conjunto
Conversando sobre os lugares novos antes de ir, enquanto vocês estiverem lá, e quando chegarem em casa
Olhando-a nos olhos quando estiver falando com ela
Imitando e identificando sons , tais como cachorro latindo, pássaros cantando, sirenes, portas rangendo, barulho de água
Descrevendo o que a criança está fazendo, sentindo e ouvindo
Fazendo com que estas experiências de falar e escutar sejam agradáveis, importantes e divertidas para a criança
Elogiando a comunicação da criança
Fala e linguagem da criança de 2 anos
A criança de 2 anos:
Usa o próprio nome
Relaciona o que fala com situações concretas
Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa
Fala sozinho enquanto brinca
Combina 2 palavras para exprimir posse
Mostra com os dedos a idade
Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso
Reconhece: "grande", "pequeno", "em cima de", "embaixo de", e "dentro", sob nomeação
Aponta gravura de objeto comum
Compreende o "onde" respondendo adequadamente
Combina verbo ou substantivo com "este" e "aqui", falando 2 palavras
Combina "é" em frases de 2 elementos
Usa artigo na fala
Aplica regra regular de gênero
Possui vocabulário de 50 a 100 palavras
Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor
Como você pode estimular a linguagem da criança de 2 anos:
Deixando-a ouvir CD ou fitas infantis
Elogiando sua comunicação
Descrevendo as atividades que estão fazendo, acrescentando novas palavras
Utilizando palavras novas em várias situações (ampliação de vocabulário)
Proporcionando novas experiências: teatrinho, cinema, circo... e comentando sobre elas
Lendo historinhas
Fala e linguagem da criança de 3 anos
A criança de 3 anos:
Aponta 3 cores primárias quando nomeadas
Começa a compreender frases relativas à direções, como: "coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: "ao lado"
Executa uma série de 3 ordens relacionadas
Conhece seu sobrenome e o seu sexo
Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma idéia ou objeto
Usa orações empregando 4 a 5 palavras
Tem um vocabulário de quase 1000 palavras
Repete sons, palavras, frases e orações
Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras
Pode desenhar um círculo e uma linha vertical
Pode cantar músicas
É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos
Com freqüência faz perguntas sobre um assunto: "Quê?"
Usa formas possessivas, como: "meu", "minha", "teu", "seu", "de" junto ao nome (ex.: de minha mamãe)
Usa formas verbais simples e complexas, tais como: "estou jogando", "vou jogar".
Usa termos de negação tais como: "nada", "nunca", "ninguém", "nem"
Começa a usar orações compostas, unidas por: "e", "que", "onde", "como"
Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado)
Combina substantivo mais adjetivo
Usa: "eu", "mim", ao invés do próprio nome
Memoriza pequenos versos e músicas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 3 anos:
Introduzindo palavras novas no seu vocabulário, enquanto brinca com ela
Ensinando-lhe relações entre palavras, objetos e idéias
Ensinando à criança contar histórias, utilizando livros e desenhos
Permitindo que jogue com outras crianças
Lendo para ela histórias
Prestando muita atenção quando ela fala, lembrando que se ela repetir palavras e sons é normal
Fazendo jogos com rimas
Fala e linguagem da criança de 4 anos
A criança de 4 anos:
Nomeia: pequeno, grande, embaixo, em cima, dentro, fora, pesado, leve, igual, diferente, cores primárias e 3 formas geométricas
Descreve eventos e personagens de histórias conhecidas e relata 2 fatos em ordem de ocorrência
Segue instruções ainda que não esteja em frente ao objeto
Pode falar algo imaginário como "suponho que", " eu desejo"
Faz perguntas usando: "Quem?", "Por que?", "Como?" e "Quando?"
Utiliza orações complexas
Utiliza tempo passado e plural
Copia uma linha e um círculo
Tem um vocabulário de quase 1500 palavras
Mantém-se numa atividade por 11 ou 12 minutos.
Repete 3 dígitos e sentenças de 5 a 6 palavras
Executa uma série de 2 ordens simples não relacionadas
Nomeia seus próprios desenhos
Segue regras de convívio social
Reconhece partes do corpo: cabeça, braços, pernas, pés, mãos, cabelo, bumbum, nariz, orelha e boca
Mantém atenção quando uma historinha é lida para ela
Diz seu nome completo
Responde perguntas de ordem temporal, referente a fatos concretos (dia – noite)
Identifica objetos pelo uso
Tem fala inteligível
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 4 anos:
Ajudando-a a classificar objetos e coisas, explicando qual a razão de pertencerem a uma determinada categoria
Conversando com ela sobre coisas que ela possa realizar
Ensinando-a usar o telefone corretamente
Permitindo que ajude a planejar atividades tais como Natal, aniversário...
Dando à criança mais responsabilidade na vida diária
Lendo histórias cada vez maiores
Permitindo que crie e conte histórias
Mostrando constantemente seu interesse no desenvolvimento de sua linguagem e pensamento
Fala e linguagem da criança de 5 anos
A criança de 5 anos:
Define os objetos pelo seu uso e pode dizer de que são feitos os objetos
Conhece relações espaciais como "acima", "abaixo", "atrás", "perto" e "longe"
Sabe seu endereço
Constrói orações utilizando de 5 a 6 palavras
Identifica dinheiro
Possui um vocabulário de aproximadamente 2000 palavras
Usa corretamente os sons da língua
Conhece antônimos de palavras conhecidas
Entende o significado das palavras igual e "diferente"
Usa o condicional
Conta dez objetos
Acompanha a seqüência de uma estória
Utiliza o tempo presente, passado e futuro dos verbos
É capaz de permanecer em uma atividade durante mais de 15 minutos
Pede informações
Pede ajuda quando encontra dificuldade
Usa todo tipo de orações, algumas das quais podem ser complexas, por exemplo: "antes de entrar em casa eu preciso tirar meus sapatos molhados"
Usa corretamente os pronomes
É capaz de fazer rimas
Repete 4 dígitos
Responde a pergunta "por quê" , dando uma explicação
Nomeia cores além das primárias
Reconhece uma gravura que não pertence a uma classe específica, por exemplo: o que não pertence a classe dos animais
É capaz de apontar absurdos em uma figura
Executa uma série de 3 ordens não relacionadas
Articula corretamente todos os fonemas
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 5 anos:
Incentivando-a a usar sua linguagem para expressar seus sentimentos, idéias, sonhos, desejos, e medos
Permitindo que ela crie desenhos novos livremente com lápis, lápis cera, pilot e papel
Proporcionando oportunidades de aprender canções, rimas ou versos de memória
Lendo contos, histórias compridas
Falando com a criança sobre temas variados sem utilizar termos e expressões infantis
Escutando e prestando atenção quando ela fala, levando em conta que a criança entende mais do que é capaz de verbalizar
Fala e linguagem da criança de 6 anos
A criança de 6 anos:
Usa a gramática adequadamente
Compreende o significado das frases
Nomeia os dias da semana em ordem e conta até 30
Conta uma história de 4 a 5 fatos e começa a ter noção de causa/efeito
Sabe o dia e mês de seu aniversário, seu sobrenome, endereço e telefone
Distingue direita e esquerda
Conhece a maioria das palavras opostas e o significado de: "através", "até", "em direção a", "longe", "desde".
Sabe o significado e usa corretamente as palavras: "hoje", "ontem" e "amanhã".
Formula perguntas utilizando: "Como?", "Que?", "Por que?".
Pergunta o significado de palavras novas ou pouco familiares
Relata experiências diárias
Como você pode estimular a fala e a linguagem da criança de 6 anos:
Reservando um tempo de seu dia para conversar com ela
Lendo histórias para ela e pedindo que ela reconte
Ajudando-a a escrever seu próprio livro de histórias com desenhos e ilustrações
Pedindo que represente diferentes personagens de histórias
Propondo jogos que envolvam raciocínio
Dando tarefas em que seja necessário seguir algumas instruções
Deixando-a cozinhar, utilizando livros de receitas infantis, com passos e instruções simples
Assistindo com ela programas de televisão e vídeos, pedindo que conte sobre o que viu e o que mais gostou
Permitindo que participe de discussões familiares em que possa dar sua opinião
Ajudando-a a conhecer e utilizar novas palavras e conceitos.
Fonte:http://
"SE VOCÊ ACHA QUE SEU FILHO NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO ESTA ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO"
Nenhum comentário:
Postar um comentário