terça-feira, 29 de janeiro de 2013

COMO OS PAIS PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO COM PARALISIA CEREBRAL.

1- A MOTRICIDADE

A colaboração dos Pais no tratamento é indispensável.

Ao lidarmos com uma criança com Paralisia Cerebral damo-nos conta de uma variedade de problemas, tais como: não segurar a cabeça, não se manter sentada, não andar ou então se mover de uma maneira descontrolada e insegura.

O Fisioterapeuta, ao longo de várias sessões de tratamento, vai ajudar os Pais a compreender melhor os problemas do seu filho e a lidar com ele de uma forma mais adequada.

Ao manejar e posicionar o seu filho é importante movimentá-lo devagar, dando-lhe oportunidade de se ajustar às mudanças de posição.

2- A ALIMENTAÇÃO

No primeiro ano de vida um dos problemas que se coloca aos pais é a Alimentação.

Ao nascer algumas crianças apresentam uma sucção tão fraca que têm muita dificuldade em chupar o peito ou a mamadeira, principalmente se estiverem muito tempo com sonda.

Os movimentos dos lábios, língua, palato e mandíbula podem estar afetados dificultando a mastigação e o engolir (deglutição).

Quando é altura de modificar a alimentação o problema torna-se maior, pois a mãe, não sabendo como ultrapassar as dificuldades continua a dar papas em vez de alimentos mais sólidos.

Dê atenção à posição em que dá de comer ao seu filho.

A posição durante a alimentação deverá ter em conta a idade da criança e deve permitir um bom controle da postura e dos movimentos impedindo, sobretudo o atirar a cabeça para trás.

Tanto ao colo, como numa almofada ou num banco especial é importante que a mãe e o filho se sintam confortáveis, a fim de que a hora da refeição seja agradável para ambos.

Tipos de Alimentos:

Os Pais devem introduzir, pouco a pouco, alimentos mais sólidos, de acordo com a idade e as possibilidades da criança.

Como dar de comer ao seu filho?

Os Pais serão orientados pelo Terapeuta de Fala quanto ao melhor tipo de colher e copo a utilizar e qual a melhor forma de o fazer.

Quando o seu filho está a aprender a comer sozinho, só lhe dê ajuda naquilo que for mesmo necessário.

Manifeste o seu contentamento, quando ele é capaz de fazer qualquer coisa bem.

Peça ajuda para saber se é necessário adaptar talheres, pratos, copos, etc. Se a criança se suja ou suja o chão com a comida, ponha-lhe um babador e um plástico no chão.


3- OS CUIDADOS DE HIGIENE E A AUTONOMIA

A hora do banho além de ser a oportunidade de a criança ficar limpa, poderá ser também hora de brincadeira.

Aproveite esta altura para brincar com o seu filho, peça ao seu terapeuta informações sobre os melhores brinquedos assim como tudo aquilo que existe para sentir que a criança fica em segurança e bem instalada na banheira.

Assim irá proporcionar momentos de satisfação e de independência.

Não se esqueça que é importante lavar os dentes, principalmente depois das refeições principais. Evite dar açúcar e doces entre as refeições.

Não é fácil habituar qualquer criança a utilizar o vaso, mas não deixe de o tentar.

O seu terapeuta dar-lhe-á indicações sobre que tipo de adaptações existem para que este treino seja bem sucedido.

Estimule o seu filho a vestir-se e a despir-se sozinho e, enquanto o faz, lembre-o das partes do corpo.

Converse com ele sobre as peças do vestuário, para que servem e quais as suas cores. Pergunte ao terapeuta qual o tipo de roupa mais adequada e conveniente.

A tecnologia (computadores, comunicadores, cadeiras de rodas elétricas, etc.) pode ajudar as crianças a melhorar a sua autonomia e a terem experiências enriquecedoras.

Por exemplo, o computador pode produzir som, música, pinturas coloridas, assim como letras e palavras de diferentes tamanhos ajudando o seu filho a brincar, a comunicar e a escrever, proporcionando-lhe mais possibilidades de realização, de independência e de autoconfiança.

4- COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Existem várias formas de comunicar: pelo olhar, sorriso, expressão da face, movimentos do corpo, palavra, desenho ou escrita.

Como ajudar a desenvolver a linguagem do seu filho

-Enquanto bebê estimule e participe nos seus jogos vocais (tagarelar)

-Proporcione-lhe um ambiente estimulante, falando-lhe mesmo que ele não responda.

-Aproveite para lhe falar de tudo o que o rodeia, das pessoas, das coisas, dos animais.

- Contribui deste modo para aumentar o seu vocabulário

-Não continue a falar-lhe em linguagem infantil, como se fosse um bebê, dê-lhe a possibilidade de crescer.

Se lhe falar normalmente ajuda-o a desenvolver a linguagem

-Não adivinhe os desejos do seu filho.

Estimule-o e tente que ele se exprima por sons, palavras, gestos ou por qualquer outro meio, de modo que não se isole, desista ou se acomode no seu silêncio.

5- A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

As primeiras relações são muito importantes para o desenvolvimento da criança.

O seu bebê pode ter dificuldade em, por si só, chamar a atenção do adulto.

Serão os Pais os primeiros a procurar a melhor forma de interagir com ele.

Os vários técnicos poderão ajudá-los na descoberta do brincar, sorrir, olhar, falar, olhar/comunicar.

A esta primeira interação segue-se toda uma fase de experiências sensoriais, através do brincar por vezes com o recurso a brinquedos adaptados às necessidades de cada criança.

A avaliação contínua irá ajudar a definir as necessidades específicas e capacidades de cada criança, em cada momento, encaminhando-a para várias estruturas de apoio - Escola regular com ou sem apoio, Centros e Escolas de apoio especializado.

A criança deficiente freqüentara sempre que possível o ensino regular, no entanto, por vezes, poderá ter necessidade de freqüentar, por maior ou menor tempo, centros mais especializados onde equipes transdisciplinares intervindo junto da criança e da família, garantem um melhor desenvolvimento e a continuidade de cuidados específicos do que ela necessita, de forma a tornar possível uma maior autonomia e uma futura integração na escola e sociedade.

INTEGRAÇÃO NA VIDA SOCIAL/INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE

Todas as crianças necessitam de contatos sociais, na descoberta da sua própria valorização e aceitação individual.

Leve o seu filho para passear:

- ao mercado
- à feira
- ao jardim
- à casa dos amigos
- à praia
- ao campo
- Converse com ele sobre estas experiências.
- Leve-o a participar nas atividades de tempos livres.
- Leve-o a conviver com a natureza.

Existem apoios na sua comunidade onde pode confiar as suas hesitações, expor e comunicar as suas dificuldades.

- Subsistemas sociais
- Centro Regional de Segurança Social
- Junta de Freguesia
- Centro de Saúde
- Hospital
- Santa Casa da Misericórdia
- Associações de Pais.

Deve recorrer às Instituições da sua área de residência, que lhe poderão dar indicações sobre os seus direitos.

A dinâmica e o empenhamento das famílias na procura de soluções para as necessidades destas crianças é imprescindível.

Família e Instituições, trabalhando em colaboração e em equipe, darão uma contribuição ativa para o bem estar de todos.

SER PAI E SER MÃE É UM DESAFIO FEITO DE MOMENTOS DIFÍCEIS E MOMENTOS MARAVILHOSOS

1. O seu filho é um membro da família como os outros, por isso tratem-no como tal acarinhem-no, mas não o amimem, amem-no, mas não o super protejam.

2. O seu filho nasceu do casal, por isso ambos são responsáveis por ele, portanto partilhem as tarefas, tornar-se-á assim a vida mais fácil e seu filho sentir-se-á mais feliz.

3. Tentem não criar barreiras entre vocês e os outros, digam de início a verdade acerca do seu filho, pode ter a certeza que depressa se criará à sua volta um círculo de pessoas que vos quererão ajudar.

4. Peçam ajuda e aceitem a que vos oferecerem.

Os outros só vos poderão ajudar se lhes for dada oportunidade para isso.

Portanto deixem que os tios, primos, avós e vizinhos tratem dele quando necessário - eles saberão, se os ensinarem, a cuidar dele até vocês regressarem.

Sabendo assim que os outros colaboram seu problema será repartido e mais leve.

5. Tentem que as outras crianças brinquem com ele.

Expliquem-lhes que o seu filho aprecia a brincadeira, apesar de não poder mover-se como eles.

6. Ajudem os outros a perceber o seu filho, respondendo ás suas perguntas.

Acreditem que o melhor meio de mentalização da sociedade são os pais, através do seu comportamento natural.

7. Mãe, quando estiver mesmo cansada, não deixe que a falta de paciência chegue.

Descanse, descanse mesmo. Saia com o marido ou com os amigos.

Acredite que o seu filho beneficia mais de uma mãe feliz e descansada durante duas horas do que de uma mãe cansada durante todo o dia.

8. É importante que os pais continuem a ter vida de casal
tão importante é para vocês como, para o seu filho sentir que tem pais unidos.

9. Ajudem o seu filho a aprender a comportar-se socialmente.

Na aprovação dos pais a criança começa a perceber o que deve ou não fazer contudo, não o critiquem continuadamente, estimulem as atitudes corretas, não esqueçam que o estímulo ou desaprovação deverá ser dois - pai e mãe.

10. O futuro do seu filho é construído degrau a degrau.

Ajudem-no a desenvolver ao máximo as possibilidades presentes e estimulem-no a atingir a etapa seguinte.

Tristezas, preocupações, só prejudicam.

Progresso, só um pequeno que seja, manter a esperança de que haja outro passo em frente.

11. Exprimam as suas opiniões, pergunte tudo o que for necessário para vocês e para sua criança.

Do seu contato diário com a criança, vão conhecê-la melhor que ninguém.

Os técnicos estão em função de vocês e do seu filho.
Juntos, pais e técnicos formam uma só equipe.

12. Apesar de o seu filho poder estar dependente fisicamente de vocês ele evolui. Portanto, o comportamento a ter com o seu filho aos 12 meses não deverá ser o mesmo a ter com ele aos 2 anos e assim progressivamente.

13. Tornar a criança independente é verdadeiro amor.

O seu filho tem o direito de crescer e ser ele próprio. A ser tão independente quanto possível.

Algumas falhas que surjam na sua relação com ele são naturais e fazem parte da descoberta que pais e filhos partilham através de uma relação íntima que se está a formar e desenvolver.

O SEU FILHO É ACIMA DE TUDO UMA CRIANÇA

Fonte:http://maedeumacriancaespecial.blogspot.com.br/2010/06/o-que-e-paralisia-cerebral.html

Imagem:Net

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