Do mesmo modo, o objetivo final da escrita, no sentido mais vasto, é comunicar o significado: a produção de palavras, de frases e de textos que possam ser compreendidos.
Para o leitor fluente, a compreensão é uma capacidade muito complexa que mobiliza toda uma série de processos que incluem o reconhecimento e a compreensão da palavra, capacidades linguísticas gerais, conhecimento prévio do assunto, habilidades de inferenciar, antecipação e assim por diante.
Contudo, a fim de entender o que as palavras escritas dizem, é absolutamente essencial que o aprendiz desenvolva meios adequados para reconhecer as palavras rápida e eficientemente. O aprendiz que lê ligeiro e eficientemente tem que adquirir mecanismos automatizados para identificar as palavras.
Como os pesquisadores Alegria, Leybaert e Mousty enfatizam, o papel fundamental desempenhado pela identificação das palavras escritas decorre do fato de que é logicamente inconcebível que se possa entender um texto sem ser capaz de reconhecer a maioria das palavras que ele contiver. Isto se aplica ainda mais à medida que o texto se torne mais longo e menos predizível.
As pesquisas demonstram que os bons leitores jovens raramente usam o contexto para identificar as palavras, porque elas são usualmente identificadas antes que a informação contextual se torne disponível. São os maus leitores que, com frequência, recorrem ao contexto para identificar as palavras a fim de compensar sua dificuldade em reconhecê-las.
Para comprovar este aspecto, numerosas pesquisas também demonstraram que os bons leitores que podem identificar rápida e acuradamente as palavras dispõem de mais reservas cognitivas e atencionais para captar e integrar o significado das palavras a fim de entender o trecho; os maus leitores que dispõem de mecanismos automatizados mais fracos para identificar as palavras têm que alocar tanto de suas reservas cognitivas e atencionais requeridas para identificar a palavra que se defrontam com dificuldades para construir o significado global da sentença, ou do texto. O entendimento global, então, fica afetado.
Em síntese, o estabelecimento do reconhecimento automático e rápido das palavras é um pré-requisito para se tornar apto a entender textos escritos e explica por que o aprendiz com dislexia tem problemas de chegar ao significado do texto impresso.
Por esta razão, começaremos com os estágios essenciais de aprendizagem de como os mecanismos para identificar as palavras se desenvolvem antes de abordar os outros processos envolvidos na compreensão.
Fonte:http://
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