As habilidades auditivas são essenciais para uma completa participação do ser humano nas atividades do cotidiano.
O “Processamento Auditivo”, também chamado de Processamento Auditivo Central (PAC), é o termo usado para descrever a maneira como o cérebro reconhece e interpreta a informação auditiva que ouvimos.
O Processamento Auditivo nos ajuda a discriminar entre diferentes sons, a selecionar sons ou fala em um ambiente ruidoso e a entender a fala mesmo quando a qualidade sonora é ruim.
Crianças com dificuldades no processamento auditivo podem ouvir bem quando o ambiente é silencioso, mas costumam apresentar dificuldades em ambientes ruidosos.
O indivíduo com a audição normal pode detectar sons pouco intensos em diversas freqüências (de agudas à graves).
Há uma suspeita de desordem do processamento auditivo se a pessoa possui a audição normal, mas ainda assim apresenta:
Dificuldades em discriminar entre dois ou mais sons;
Uma dificuldade maior que a esperada em escutar em ambientes ruidosos;
Pede para repetir o que foi dito a ela;
Habilidade auditiva pobre;
Dificuldade em seguir instruções orais;
Distrai-se com facilidade;
Dificuldades em ler, compreender e soletrar;
Necessita de mais tempo no processamento da informação;
Baixo desempenho acadêmico;
Dificuldade em seguir ordens que apresentam muitas etapas.
Como é diagnosticada a dificuldade no Processamento Auditivo?
O indivíduo com suspeita de dificuldade no processamento auditivo necessita de uma avaliação audiológica completa, no qual é realizado por um Fonoaudiólogo, que avalia sua audição e suas habilidades auditivas.
O diagnóstico é feito comparando-se o desempenho da criança nos testes auditivos com os resultados esperados para uma criança de mesma idade.
De que forma são tratados os transtornos do processamento auditivo?
O Fonoaudiólogo desenvolve estratégias e atividades de Estimulação Auditiva específicas para as necessidades de cada criança.
A Terapia de Estimulação Auditiva fortalece os corretos processos e habilidades auditivas, melhorando o desempenho geral da criança.
Paralelamente ao tratamento da criança, o fonoaudiólogo desenvolve um trabalho de orientação aos pais e à escola, com propostas de situações de estimulação auditiva fora do ambiente clínico, dentre outros.
Texto Postado por Vitória Feitosa às 11:05
Fonte:Texto e Imagem:http://
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