domingo, 3 de fevereiro de 2013

ESTUDO DIRIGIDO PROCESSO AUDITIVO E A ESCOLA





QUESTÕES:

1-Qual o conceito e a importância da audição para o individuo?

R- É a via sensorial essencial para aquisição normal da linguagem, para o desenvolvimento da comunicação e para o desenvolvimento global do indivíduo.

2-Quais são os componentes que envolvem a audição?

R- o condutivo (os seres humanos ouvem quando a energia sonora se desloca através da orelha), o sensorial (se transforma em informação elétrica) e o neural (interpretada pelo cérebro).

3-Conceitue Processamento Auditivo.

R- É o termo utilizado para descrever o que ocorre quando o cérebro reconhece e interpreta os sons.

4-Segundo alguns autores como se dá esse processamento?

R-Segundo Quirós e Delia (1973), é a maneira como os indivíduos analisam os eventos acústicos por eles recebidos, ocorre nos primeiros anos de vida (Pereira, 1993), acontece a partir das experiências acústicas e a interpretação do mundo sonoro no qual o individuo está exposto.

5-O que acontece com esse processamento quando ocorre algum dano nas funções da audição?

R- Para Baran e Musiek (2001) qualquer interrupção ou dano, seja em função de condições do desenvolvimento ou em função de alguma patologia pode acarretar prejuízo no desenvolvimento deste sistema.
Segundo a autora perdas auditivas mesmo de graus leves, ou ainda transitórias como otites resultantes de alergias, rinites amidalites, adenóides, nos primeiros anos de vida são fatores para distúrbios de linguagem, fala aprendizado e conseqüente distúrbio do processo auditivo, alterando o processo de maturação do sistema auditivo neural.

6-O processamento auditivo é uma função mental, que resulta de um processo cognitivo e é dependente de habilidades perceptuais e características complexas e interdependentes do sistema nervoso cite-as.

R- A detecção de som (identificação da presença ou ausência do som – 5º mês de gestação. (Northen e Downs, 1991);

A atenção (atenção a fala e aos sons de seu ambiente durante um período de tempo- é fundamental para o estudante em sala de aula).

7-Como se divide a atenção no individuo?

R- Atenção seletiva – capacidade de selecionar e

separar a informação sensorial auditiva.

Atenção dividida – capacidade de partilhar à atenção em duas situações sonoras e dar atenção as duas.

8-Dê exemplo de atenção seletiva:

R- Um ouvinte com essa habilidade desenvolvida deverá ser capaz de esquecer apos alguns instantes, a presença de fontes de ruído como ventiladores ou aparelhos de ar condicionado.

9-Como se desenvolverá a atenção em casos de prejuízo nesse processamento auditivo?

R- Uma criança, com prejuízo desta habilidade será incapaz de isolar fontes de ruído como conversas paralelas, ruído de aparelhos ou barulho de trânsito perto da escola, tornando-se irrequietos, apáticos ou dispersos com graves conseqüências para seu aprendizado.

Essa criança passa a responder a todos os estímulos ou a nenhum, não conseguindo distinguir os que são importantes e os que devem ser ignorados.

Ainda que possam ter audição periférica normal, geralmente requerem maior intensidade de som para assistirem televisão, pois são normalmente incapazes de processar o som quando o ruído ambiente é elevado, assim elas aumentam o volume da televisão quando o programa é de interesse.

10-Conceitue:

a)O fechamento- é a habilidade que o individuo tem de partilhar o todo quando parte do sinal é acústico é omitida.

Esta habilidade está relacionada com a cultura, e a vivência acústica do individuo.

b)O Processamento biaural- é a habilidade de utilizar as duas orelhas de forma estereofônica, ou seja, simultânea e adequadamente.

c)A localização sonora- é a habilidade de identificar o local de origem do som.

d)A síntese ou integração biaural- é a habilidade para reconhecer estímulos apresentados simultaneamente ou alternadamente em ambas as orelhas.

e)A separação biaural- é a habilidade para atender e integrar informações auditivas diferentes nas duas orelhas simultaneamente.

f)A discriminação- é o processo que permite detectar diferenças acústicas nos estímulos de fala tais como: freqüências, intensidade e tempo de duração do som.

g)O reconhecimento- é capacidade de identificar um sinal sonoro aprendido.

h)A compreensão- é a capacidade de decodificar as mensagens sonoras aprendidas com base na experimentação multissensorial, tais como ouvir, ver e tocar.

i)A memória auditiva- é a habilidade para armazenar por meio das experiências acusticamente vivenciadas, e reter o estímulo auditivo e recuperá-lo quando necessário.

11-Como se desenvolve as habilidades auditivas?

R – o desenvolvimento destas habilidades é gradual e requer uma perfeita integração entre as atividades periféricas e as centrais, para que ocorra a decodificação e interpretação das informações sonoras desde as orelhas externas até o córtex auditivo.

12- Como é composto o sistema auditivo?

R – é composto de duas orelhas que captam os estímulos sonoros, levando-os para uma central de processamento.

Este sistema precisa trabalhar de modo cooperativo e coordenado.

13- Para Lasky e Katz (1993) o que é processo auditivo?

R – Dizem que processo auditivo é aquilo que fazemos com que ouvimos, ou seja, é a utilização efetiva da informação auditiva.

14-Quando ocorre o Distúrbio do Processamento Auditivo?

R – Ocorre quando há dificuldade para o processamento ou a interpretação da informação sonora, com prejuízo nos mecanismos e nas habilidades inerentes a audição, entretanto pode-se tratar de uma atividade mental, este pode se apresentar de forma variada, uma vez que diversas habilidades auditivas podem estar prejudicadas.

15-Exemplifique DPA:

R – As crianças com DPA normalmente confundem palavras com sons similares ainda que estas possam ser fortes e claras.

Por exemplo, as palavras queixo e caminham podem ser confundidas com queijo e caminhão, respectivamente.

Dificuldades que se agravam quando a criança está em ambiente ruidoso ou quando a informação é complexa.

16-Como deve ser analisada a audição?

R – Deve ser analisada tanto no que se refere à função auditiva periférica, que é a capacidade de receber os sons do meio ambiente, quanto à função auditiva central, que é a capacidade de reagir aos sons, analisando-os, sendo este o mecanismo que oferece suporte para conscientização do mundo sonoro, auxiliando na compreensão da linguagem oral e no processo de aprendizagem.

17-Cite as causas do DPA:

R – Condições como dislexia, o transtorno do déficit de atenção, o autismo, entre outros como problemas de aprendizagem.

18- Quais os fatores que contribuem para o PDA?

R – Problemas nas orelhas médias e ou/ externa (como otite média, rolha de cera), histórias de flutuação da audição, falta de estimulação oral sistêmica, histórico de problemas respiratórios concomitantes, tais como: alergias, resfriados, sinusites, adenóides hipertróficas, obstruções nasais, que podem resultar em respiração bucal.

19- Quais são as queixas mais comuns em crianças e adultos sobre o DPA?

R – As mais comuns são: eu escuto, mas não entendo; é difícil conversar no telefone; o barulho me incomoda, eu não consigo me concentrar em lugares com barulho; eu leio, leio, mas não entendo; eu me esforço, mas não consigo aprender.

20- Quais as queixas mais comuns de professores e pais com relação ao DPA?

R- Ele é desatento; ele só ouve o que interessa; ele pergunta freqüentemente, ah? O quê? Ele tem dificuldade de memorizar; ele ouve televisão e musica muito alto; acho que não escuta direito.

21-Quais os comportamentos mais observados em que tem o DPA?

•Hiperatividade e /ou hipoatividade
•Agressividade, impulsidade e/ ou isolamento
•Distração
•Desmotivação
•Baixa estima acentuada

22- O que essas crianças apresentam quando possuem esses distúrbios de audição?

R – Dificuldade com a atenção e memória e localização; com a linguagem; com a leitura, compreensão, escrita e vocabulário; para memorizar informações apresentadas oralmente; para realizar instruções de múltiplos passos; para permanecer na mesma atividade; para completar uma tarefa ou trabalho; para entender a fala em ambiente ruidoso; para aprender outras línguas; para aplicar prosódia na comunicação; nas escolas muito esforço e baixo rendimento global.

23-Como se realiza o diagnóstico do DPA?

R – Os pais e professores são geralmente as primeiras pessoas que percebem os sintomas dos distúrbios do processamento auditivo.
Os adultos que convivem com a criança devem estar atentos aos sinais e sintomas e sintomas típicos do DPA, assim como das suas graves conseqüências no seu desenvolvimento global.

Os profissionais que interagem com a criança, tais como professores, orientadores pedagógicos, psicólogos, precisam conhecer minuciosamente os sintomas deste distúrbio e suas conseqüências, visando orientar a família sobre a necessidade de encaminhamento da criança para avaliação e terapia.

Profissionais de saúde como psicólogos, pediatras, neurologistas e otorrinolaringologista podem e devem ser consultados visando descartar outros problemas que possam ser confundidos com DPA.

24-Como é destacada a triagem na escola com crianças com esses distúrbios de audição?

R – A triagem em escolas, pré-escolas e creches tem sido o mais efetivo mecanismo para detecção precoce desses distúrbios, essa triagem envolve tipicamente a observação sistemática do comportamento e ou desempenho por meio de testes simples e rápidos que visam determinar os indivíduos que apresentam DPA.

25-Quais são as orientações para pais e professores no diagnóstico do DPA?

•Evitar ordens para a criança quando estas encontram-se distantes;

•Evitar conversação em ambientes ruidosos como, por exemplo, na presença de equipamentos som ou televisão ligada;

•Local de estudo silencioso, evitando qualquer estímulo auditivo ou visual que desvie a atenção da criança;

•Falar pausadamente utilizando preferencialmente palavras de léxico da criança;

•Criar situações de comunicação com a criança como, por exemplo, pedir para contar como foi o seu dia na escola, ou contar histórias para ela.

26-Quais os cuidados que os professores devem ter para com essas crianças?

•Evitar dar explicações orais de costa para criança;
•Utilizar tom de voz claro e bem articulado;
•Evitar falar quando o nível de ruído esteja elevado.



Autoras:Francisca Canindé Rosário da Silva Araújo
Elaine Cristina Gemaque de Matos


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Francisca Canindé Rosário da Silva Araújo
Elaine Cristina Gemaque de Matos

Imagem:Net

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